Como ter um ambiente corporativo seguro psicologicamente

Saiba se seu trabalho ou sua empresa é um ambiente saudável para se trabalhar

Por Madalena Feliciano 24/11/2021 - 18:09 hs

A saúde mental se tornou um tema muito importante, principalmente com o advento da pandemia do coronavírus. Haja vista que a nossa mente é um dos grandes responsáveis pelo nosso bem-estar e, logo, felicidade e qualidade de vida.

Manter sempre em dia a saúde mental significa, além de estar bem consigo mesmo, poder manter bons relacionamentos e, claro, prestar um bom serviço. 

De acordo com a especialista em RH e coach, Madalena Feliciano, “manter um ambiente de trabalho que leva em consideração a saúde mental dos funcionários é essencial atualmente não só para o colaborador, mas também para o sucesso e crescimento da instituição”. Desse modo, uma empresa que trabalha com meios de preservação da saúde mental dos profissionais, além de ter funcionários mais felizes e, assim, dedicados, consegue também melhores resultados nos negócios.

No entanto, o que muitas corporações não sabem é que não basta apenas oferecer planos de saúde que validem tratamentos psicológicos. “Muito além disso, deve-se, antes de tudo, oportunizar na própria empresa, um espaço seguro psicologicamente”, alerta Madalena. De acordo com a gestora de carreira, um ambiente de trabalho com essa qualidade deve prezar por: 

  • Transparência 
  • Coerência 
  • Liberdade de expressão
  • Gentileza e cordialidade entre os colegas
  • Reconhecer e respeitar os limites dos outros

Isso tudo, além de estar exposto em um quadro logo na recepção da empresa, com o título “Valores”, deve ser constantemente colocado em prática. Desse modo, a empresa deve garantir isso desde o relacionamento uns com os outros entre diretoria, colegas de trabalho e funcionários à gestão e rotina do negócio. “Deve haver um equilíbrio entre o sucesso da empresa e o bem-estar dos colaboradores”, explica a especialista. 

Por isso, o ambiente deve sempre colocar em pauta o funcionamento da empresa no dia a dia. Madalena afirma que não adianta nada ter um lindo plano de carreira se ele não funciona ou não leva em consideração as necessidades diárias dos colaboradores. “Isso está não só nas coisas mais complexas, como também nas mais simples”, afirma. Valorizar um ambiente profissional está desde o não constrangimento dos funcionários, até lembrar que, problemas iguais são encarados de forma diferente por pessoas diferentes!

Um bom ambiente de trabalho é aquele que os gestores e funcionários têm uma boa relação e que preza não só pelo serviço, mas pela qualidade de execução dele. Um espaço seguro psicologicamente garante um final de expediente com pouco cansaço mental e zero estresse e ansiedade.


Madalena Feliciano

Gestora de Carreira                                                                                         

(11) 2737-1685 e 9 47706543

madalena@ipcoaching.com.br

w.ipcoaching.com.br

www.outlierscareers.com.br

https://www.instagram.com/madalenafeliciano/

https://www.facebook.com/madalena.feliciano1

https://www.linkedin.com/in/madalenafeliciano/ww

Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro Lima, nº 118, Ipiranga/SP