São mais de 2,5 milhões de habitantes em uma cidade em que o mar estonteante está completamente integrado ao dia a dia. Seja para pegar um sol durante o dia ou para caminhar à noite, o litoral é um dos destaques da capital. A orla urbana - acompanhada por edifícios altos e um calçadão animadíssimo -, além das praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e do Futuro, e da Ponte dos Ingleses no final da tarde, são programas imperdíveis. Visitar o Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil, é também um programa clássico que agrada mesmo aqueles que não são tão adeptos de adrenalina (se adrenalina é o que você procura, prepare-se para o Insano, um toboágua com queda impressionante de 41 metros!).
Não se pode falar das praias de Fortaleza e esquecer as megabarracas de praia, que ganham um significado especial nessa parte do país. As barracas da Praia do Futuro - a praia mais famosa da cidade - são enormes e muito estruturadas, com piscina, wi-fi e até playground. Ir à Praia do Futuro é sinônimo de escolher uma barraca para passar o dia (e são tantas opções que você provavelmente ficará em dúvida sobre qual delas escolher). É diversão para toda a família, com conforto na beira da praia.
A proximidade com o oceano é um ótimo pretexto para comer peixes, camarões, lagostas e, claro, caranguejo! Quinta-feira é um dia sagrado para os fortalezenses comerem o caranguejo; se você estiver na cidade nesse dia, não perca o momento, pois é praticamente um evento! Vale a pena, também, dar vez aos pratos mais regionais, como carne seca, baião de dois e as tapiocas, servidas com um grande leque de recheios. Para levar para casa, vale a pena comprar algumas castanhas; melhor ainda se forem compradas fresquinhas na Feira de Artesanato da Av. Beira Mar, point para compras.
Nem só de belezas naturais vive Fortaleza e quem é adepto de um programa cultural encontrará várias opções. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ou apenas Dragão, é uma das melhores opções para ver uma exposição, assistir a um filme e, de quebra, curtir um barzinho no fim do dia. Aliás, a vida noturna da capital é tão animada quanto a vida diurna. De segunda a segunda, Fortaleza tem atrativos para curtir a noite e, se você não perde a oportunidade de dar risadas, assistir a um show de humoristas cearenses é obrigatório. O forró também é de lei, ideal para quem gosta de dançar.
Praias de mar esverdeado, orla movimentada, oportunidades para comprar artesanato, comer camarões e caranguejos frescos, dar muitas risadas nos shows de humor e dançar um forrózinho esperto... Fortaleza é isso e muito mais.
Não conhece a cidade ainda? Pois "avia, meu povo!".
Yuri Araújo - A versatilidade da instrumentista Carol Panesi
Madalena Feliciano - Mais de 60 anos? O Mercado de trabalho ainda é seu
Dr. Eber Feltrim - Clínicas médicas e odontológicas: comprar ou alugar o consultório?
Francielli Xavier - Otites em cães e gatos: como tratar e evitar a reincidência?