Modernização da iluminação no entorno do Bosque Rodrigues Alves agrada moradores e comerciantes em Belém

Os moradores, frequentadores e pessoas que comercializam produtos ao redor do Bosque Rodrigues Alves, um dos principais pontos turísticos de Belém, acompanham satisfeitos a modernização da iluminação pública do local.

Foto: Ascom Seurb

O serviço realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), consiste na substituição dos 115 pontos de iluminação com antigas luminárias de descarga, com lâmpadas de vapor metálico, por luminárias de LED.

“No ano passado realizamos os serviços de recomposição do calçamento e reconstrução, reparos e pintura total do muro do Bosque. Agora estamos realizando toda a modernização da iluminação externa para garantir segurança e acessibilidade para quem anda ou pratica suas atividades físicas nas calçadas do Bosque”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves.



Moradores satisfeitos

“Agora o nosso Bosque tá ficando uma belezura. Eu frequento aqui o calçadão do entorno e acho extremamente necessário e satisfatório essa troca da iluminação, porque utilizo esse calçadão de manhã e à noite. Antes dessa mudança  a situação era muito preocupante, sempre tinha algumas lâmpadas queimadas e prejudicava o trajeto das pessoas que utilizam as calçadas. Tenho certeza que não somente eu, mas todos estão satisfeitos”, afirma a advogada Elizabeth Sombra.


A meta da Seurb é avançar com a modernização por toda Belém e seus distritos, de acordo com diretor de Iluminação Pública da secretaria, Félix Negrão.

Ele explica, que recentemente a prefeitura assinou a Ordem de Serviço que autoriza a concessão da iluminação pública no modelo de Parceria Público Privada (PPP), visando a modernização de todo o parque de iluminação pública municipal no prazo de dois anos.

"O projeto tem previsão para iniciar no segundo semestre e ser concluído até agosto de 2024. Trata-se de uma verdadeira revolução para a cidade de Belém, pela qual será possível se alcançar, em um curto intervalo de tempo, diversos benefícios, entre eles, a modernização de mais de 90 mil pontos de iluminação”, ressalta Negrão.

Modernização da iluminação pública de Belém avança 

Recentemente a Seurb concluiu a modernização de toda a iluminação pública da avenida Pedro Álvares Cabral no trecho da Doca até a avenida Dalva, modernizando também a iluminação do Parque Esportivo Cultural Iracema Oliveira, inaugurado na semana passada na Cidade Velha.

"Atendemos uma antiga reivindicação de moradores e modernizamos a iluminação na passagem Leitão, localizada no Umarizal, e também estamos trabalhando na modernização da iluminação de mais de 20 logradouros públicos, em reforma e  do Complexo turístico Ver-o-Rio, que se encontra em fase final de obras de revitalização”, lista Félix Negrão.

Quem também comemora a realização do serviço de iluminação no entorno do Bosque é a comerciante Alexandra Silva. “Sou moradora aqui do Bairro do Marco de canto com a Rômulo Maiorana e estou vendo que estão realizando essas reformas desde o ano passado aqui no nosso Bosque. Vi que agora estão ajeitando a iluminação. Realmente estava precisando, estava tudo muito escuro e até ocorrendo alguns assaltos. Tenho certeza que agora com essa iluminação em LED vai ficar tudo 100% e até minhas vendas vão aumentar”, comemora.