Líbero Luxardo estreia Festival de Cinema Francês em Belém

O maior evento dedicado ao cinema francês fora da França será exibido no Cine Líbero Luxaardo e terá 17 longa-metragens


O Festival Varilux de Cinema Francês 2022 terá a 13ª Edição a partir desta sexta-feira (24) no Cine Líbero Luxardo. É o maior evento dedicado ao cinema francês fora da França e será composto por 17 longa-metragens inéditos, além de dois filmes clássicos. A programação pode ser acompanhada até o dia 6 de julho na sala mais charmosa de Belém. 

Segundo os curadores do evento, Emmanuelle e Christian Boudier, a edição de 2022 trará temas menos leves que os habituais, como a pandemia, os conflitos na Europa, as migrações forçadas e as ameaças ambientais. “O mundo está mudando, e o mundo das imagens está mudando junto com ele”, acrescentaram ao falarem sobre os desafios de atrair o público para os cinemas. Com a pandemia, acentuou-se a tendência de consumir filmes sob demanda, mas para os curadores “o cinema será sempre um dos lugares mais importantes para viver juntos, um baluarte contra a solidão ultramoderna e o medo do outro”.


Dos clássicos em cartaz, serão exibidos “Papai Noel É Um Picareta (Le Père Noel Est Une Ordure)” e “As Aventuras de Molière (Molière)”, uma homenagem aos 400 anos de Molière, dramaturgo francês. Entre os inéditos da edição, estão os filmes “Contratempo”, vencedor dos prêmios de melhor diretor e atriz, no Festival de Veneza, e “Um Herói”, vencedor do Grand Prix, no Festival de Cannes de 2021.

Os ingressos serão vendidos por R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia) na sala mais charmosa de Belém.

SAIBA MAIS NA AGENDA CULTURAL