Seja bem vindo
Belém,25/09/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Aumenta número de brasileiros em Portugal, segundo embaixada

O número de brasileiros também é o maior nas buscas de estrangeiros por casas e apartamentos para alugar ou comprar em Portugal, segundo o Imovirtual. As cidades preferidas pelos imigrantes vindos do Brasil são Porto, Lisboa e Braga


Aumenta número de brasileiros em Portugal, segundo embaixada


É crescente o número de brasileiros que decidem morar em Portugal. A informação é da Embaixada Portuguesa, que revelou que a quantidade de estrangeiros oriundos do Brasil nunca foi tão alta no país. De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), nos primeiros meses de 2022 atingiu-se a marca de 211 mil brasileiros residindo legalmente em Portugal, um recorde histórico. 

Esse número corresponde a 30% de todos os estrangeiros em situação regular no país, segundo o órgão do governo responsável pela regularização e controle de imigrantes. E, conforme uma apuração exclusiva da CNN, também divulgada pelo Guia Viajar Melhor, os dados revelam que o número de brasileiros em Portugal mais do que dobrou nos últimos  seis anos. Em 2016, haviam 81 mil pessoas vindas do Brasil morando de forma legal no país europeu. 

No entanto, o SEF acredita que a quantidade de brasileiros em solo português seja ainda  maior que os dados oficiais. Isto porque o levantamento não considera as pessoas com  dupla cidadania e nem os estrangeiros em situação irregular. A última estimativa do Itamaraty  sobre o número de brasileiros em Portugal, por exemplo, é de aproximadamente 300 mil.

Por que brasileiros vão para Portugal? 

Atualmente, a maioria dos brasileiros que moram em Portugal têm entre 20 e 49 anos e os motivos da imigração vão além da familiaridade com a língua. A busca por oportunidades profissionais, por exemplo, é um deles. Tanto que o próprio governo português incentivou o ingresso de pessoas vindas do Brasil para trabalhar em seu território. 

Conforme matéria publicada pela Agência Brasil, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a criação de leis que facilitem a entrada e procura por trabalho em solo português, inclusive com um novo visto exclusivo para tal finalidade. A ideia é permitir que imigrantes que queiram encontrar uma oportunidade de emprego em Portugal recebam um visto de permanência de 180 dias, o qual se estenderá para os respectivos familiares e dependentes. A atualização está sendo analisada e, como ressaltou Rebelo, deve entrar em vigor em breve.

Cidades que mais atraem brasileiros 

O aumento de brasileiros em Portugal movimenta também o mercado imobiliário do país  europeu. De acordo com os dados mais recentes do Imovirtual, divulgados pelo site Diário Imobiliário, 15,5% de todas as pesquisas na plataforma, entre janeiro e setembro de 2021, foram feitas a partir de outros países. Desse percentual, a maior parte é do Brasil (19,5%), seguido da França (15,7%), Suíça (10,9%), EUA (9%) e Reino Unido (8,4%). 

Segundo o levantamento do portal imobiliário de referência no mercado português, as  cidades mais procuradas pelos brasileiros para morar em Portugal são Porto (23,3%), Lisboa (20,3%) e Braga (20%). Há, ainda, quem busque residência em Leiria (10,4%) e Aveiro (9,2%). Enquanto, Setúbal, Coimbra, Faro e Santarém são as menos procuradas por pessoas vindas do Brasil. 

A plataforma destaca, no entanto, que a primeira opção dos brasileiros que utilizam o serviço para buscar imóveis em solo português é alugar, e não comprar. O levantamento  aponta que em setembro de 2021 houve um aumento de 49,1% nos aluguéis de casas e 36,2% no caso dos apartamentos. Em contrapartida, houve um decréscimo de 15,6% na procura por compra de casa e de 20,2% em relação à compra de apartamento.



Website: https://mediatouris.com/



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login