Seja bem vindo
Belém,02/12/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

ANNA PERSIA BASTOS, DESIGNER DE INTERIORES, EXPLICA COMO MELHORAR O AMBIENTE PARA ATENDER MELHOR AS PESSOAS ACOMETIDAS DE DEMÊNCIA

O espaço construído tem um valor e um poder enorme na vida das pessoas. De acordo com o passar do tempo, o nosso corpo e mente vão precisando de adaptações no ambiente que vivemos. O que não incomodava e passava desapercebido, pode vir a ser um entrave p


ANNA PERSIA BASTOS, DESIGNER DE INTERIORES, EXPLICA COMO MELHORAR O AMBIENTE PARA ATENDER MELHOR AS PESSOAS ACOMETIDAS DE DEMÊNCIA


Hoje vamos falar um pouco sobre o Alzheimer que é a forma mais comum de demência, constituindo de 50% a 70% dos casos no mundo. O Alzheimer afeta diversas funções cognitivas, como: memória, atenção, concentração , linguagem, pensamentos , entre outros. E isso faz com que atividades simples do cotidiano passem a ser impossíveis de serem executadas.

Você deve estar se perguntando...  o que isso tem a ver com o Design de Interiores? Pode parecer estranho, mas o profissional de interiores tem a competência de analisar o espaço e transformá-lo para tender   da melhor maneira os sujeitos em seu habitar.

E hoje, trouxe algumas dicas importantes no intuito de ajudá-lo caso esteja vivenciando cuidar de uma pessoa com Alzheimer ou conheça alguém, podendo compartilhar com ela essas informações. Acredito que é, através do compartilhamento de conhecimento que conseguimos melhorar a vida das pessoas .  Na nossa casa temos várias coisas que podem perturbar e afetar o bom viver das pessoas acometidas de demência e devemos ficar atentos a elas. Não devemos ter:

- tapetes e mobiliários com padrões confusos;

- sombreamento ou luz intensa, com ofuscamento;

-  muito ruído ou ruídos simultâneos;

- alterações no ambiente, como mudar de lugar os móveis de um ambiente onde ela convive;

-circulação confusa nos ambientes, causando uma sensação de perder-se no próprio espaço;

- não ter um lugar certo para guardar as coisa, elas necessitam de uma rotina bem definida.

 DICAS

1-     Utilize padrões lisos para estofados, cortinas, almofadas, papeis de parede... a estampa confunde

2-     Cores  contrastantes no piso e na parede pode facilitar  a identificação desses dois planos;

3-     Escolha cores fortes, mas calmantes, sempre evitando as cores pálidas porque podem ser difíceis de visualização;

4-     As cores vibrantes podem estimular demasiadamente este grupo de pessoas. Então cuidado na escolha.

5-     Revestimento em 3D criam confusão mental;

6-     Espelhos, sombras e reflexos podem confundir ou assustar.                                                    




Anna Persia Bastos é designer de espaços, e toca o studio Persia Interiores, sendo o seu maior prazer projetar espaços que façam a diferença para as pessoas, acreditando que os ambientes que nos cercam nos influenciam a todo o tempo. Então, por que não criar espaços que beneficiem a vida, que sejam sustentáveis, inclusivos e que respeitem a diversidade? Este é o seu propósito, transformar a vida das pessoas, levando saúde e melhor qualidade de vida aos moradores. Propósito que levou o studio Persia Interiores ao Archathon Sudeste 2022 , além de ser uma das referências na área.


Materiais utilizados nas construções e durante as reformas, mobiliários, tipos de janelas, objetos e peças de decoração e pequenos hábitos diários podem impactar a vida dentro do lar, adoecendo os moradores.

 
Então, como fugir de gerar ambientes insalubres e viver numa casa saudável?


O conceito de 'casa saudável'

 
O conceito de casa saudável está voltado para criar ambientes que geram saúde para os moradores. Vivemos 90% da nossa vida em espaços construídos e eles são comprovadamente mais poluídos do que os ambientes externos. Neste conceito de projeto, pensamos o espaço como gerador de saúde, então, o que fazer para que ele realmente gere saúde aos moradores ou usuários dos espaços? Pensar em que tipo de mobiliário especificar, tipo de tinta, se o ambiente é banhado por iluminação e ventilação natural, em proteção de espaços de longa permanência ... tudo isso faz a diferença na vida das pessoas.

 

Projetos Saudáveis

 
Um projeto saudável considera sete pontos imprescindíveis para levar saúde aos moradores e/ou usuários dos espaços: Acústica, iluminação, materiais de limpeza, materiais de construção, poluição eletromagnética, qualidade do ar e da água e exercício e lazer.

 
Quando se projeta é preciso refletir sobre o que está sendo especificado para o ambiente construído e quais as melhores estratégias para melhorar o que já existe. Não adianta pensarmos somente em um dos pontos aqui listados porque todos influenciam consideravelmente no ambiente e uma casa doente, reflete nos moradores e proporciona doença para todos que usufruem dela. É um conjunto de estratégias e soluções de projeto que são pensados e colocados em prática, visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.


O ar, a água, a iluminação e a ventilação têm uma importância extrema para o bem-estar e para a saudabilidade dos seres. Não vivemos sem eles e se algum deles for de má qualidade, ficamos doentes.


Os materiais que utilizamos na construção podem gerar contaminação. Uma especificação de tinta que contenha contaminantes pode provocar alergias, dores de cabeça, ausência de respiro de paredes ... tudo tendo um impacto na nossa saúde. O mesmo acontece com os produtos de limpeza que utilizamos em casa. Tudo que colocamos no ambiente em que vivemos gera uma reação na nossa vida, podendo ser positiva ou negativa.

 
Em resumo, o projeto saudável tem como foco a saúde, o bem-estar, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

 

Por que a preocupação com a inclusão e a sustentabilidade?

 

"Entendo que a inclusão de todos em qualquer espaço é vital. Somos todos diferentes e respeitar esta diversidade é respeitar o outro em sua totalidade. Os espaços precisam ser pensados para todos, de forma a acolher e a dar autonomia a todos que usufruem dele."

 
Em relação à sustentabilidade, além de ser um dos pontos levados em consideração quando se trabalha do conceito de casa saudável, também está relacionado ao respeito a todas as coisas. Não podemos pensar que não somos responsáveis por um mundo melhor, uma vida mais salutar.  Acredito que não temos saída a não ser buscar um mundo mais sustentável.

 

Sustentável no sentido do não desperdício, de não acabar com as fontes naturais que nos foram dadas e estamos exterminando com tudo, de não aceitação ao trabalho escravo e por aí vai. Em todos os meus projetos sempre busco materiais com baixo impacto, que não agridem o meio ambiente, formas de não gerar tanto lixo, de poluir menos o meio ambiente, de reaproveitar o que o cliente tem, repaginando e dando outro valor a peças e mobiliários. É um olhar amoroso pelo que temos e o medo de perder esta riqueza.


Sobre Anna Persia Bastos




Psicóloga de formação (UNESA), sempre teve o olhar voltado para a importância do espaço na constituição do sujeito. Iniciou estudo para Personal Organizer e daí passou para o Design de Interiores. -  Instituto Marangoni Milano - Escola de Design em Design de Interiores para Profissionais . Especialização em Design de Interiores: ambientação e produção de espaço - IPOG . Mestre em Diversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão - UFF . Técnico em Design de Interiores - IBDI . Design de Espaços- metodologia MADEIN - Instituto Europeu de Design. Também cursou Neuro Design, Design Biofílico  e Vegan Design. Em junho de 2022, se lançou no mundo das Artes, tendo sua primeira exposição solo, "Reutilizar para Criar – Arte sustentando o Planeta'', com peças autorais que foram criadas com refugo de obra. Para outubro/22, prepara o lançamento do livro "Conforto Ambiental e Educação".


Pacto com a natureza

"A essência dos meus projetos está na busca por uma CASA SAUDÁVEL, tendo como viés a sustentabilidade, sempre com o menor impacto ao meio ambiente, através da reutilização e renovação de materiais e mobiliários de forma criativa".

 
Anna Persia Bastos / studio Persia Interiores


Instagram:  @persiainteriores

Facebook:  https://www.facebook.com/persiainteriores

Linkedin:  https://www.linkedin.com/in/anna-persia-bastos-4a971a34/

Twitter:  https://twitter.com/p_persia

Site:  https://www.studiopersiainteriores.com/

Contato (21) 99660-5571

E-mail annapersia@studiopersiainteriores.com





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login