Seja bem vindo
Belém,27/01/2023

  • A +
  • A -
Publicidade

Fresno divulga versão deluxe de Infinito, em comemoração aos 10 anos de lançamento do álbum

Em comemoração aos 10 anos do álbum Infinito, a banda Fresno apresenta agora uma versão deluxe do trabalho de estúdio.


Fresno divulga versão deluxe de Infinito, em comemoração aos 10 anos de lançamento do álbum

Uma década. Esse é o tempo que o álbum Infinito foi lançado e está presente no fone de ouvido  dos fãs. Para comemorar este marco, a Fresno disponibilizou a partir do dia 18 de novembro (sexta-feira), o Infinito (Deluxe) nas plataformas de streaming de áudio. A novidade lista quatro versões de músicas presentes na tracklist original, além de clássicos remasterizados como a faixa-título e “Diga, parte 2”, somando, assim, 15 faixas (ouça o disco aqui).

Infinito foi produzido na época do CD, pré-streaming. Nesse tempo, os álbuns eram masterizados em volumes mais altos, a fim de causar maior impacto, mas isso gerou uma estética sonora que o streaming não suporta. Com a migração para as plataformas, muitos detalhes das mixagens acabaram se perdendo. E esse disco marca uma evolução na sonoridade da Fresno, principalmente pela atenção extrema aos detalhes”, conta Lucas Silveira, que integra o trio ao lado de Vavo e Guerra. “A remasterização do álbum vem para contornar isso, trazendo uma experiência mais fiel ao CD”, completa ele.

Outra novidade é que, para este lançamento, a capa, que até então tinha intervenções gráficas – incluindo o nome do álbum –, ganha uma identidade minimalista. O protagonista passa a ser o monumento localizado no Parque Nacional de Sutjeska, na Bósnia e Herzegovina, criado para homenagear as vítimas da Batalha de Sutjeska, que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial.  

Apesar de manter a singularidade do trabalho original, as mudanças também são bem-vindas. A faixa foco, “Diga, parte 2”,  é gravada no projeto intimista Studio62, idealizado por Rafael Kent e realizado pela produtora CAVE, sendo que a intenção foi fazer com que a música se mostrasse direta e cruamente ao público. “O maior desafio da captação de áudio e mixagem no Studio62 é achar o equilíbrio entre a qualidade artística e a sonoridade verdadeiramente orgânica. Isso é o Studio62: ouvir o artista como se ele estivesse realmente no mesmo ambiente que você”, afirma Thiago Kiss, sócio e responsável pela produção de áudio do trabalho. 

Em anos de estrada, a Fresno colecionou algumas demos soltas e versões de músicas não lançadas oficialmente que viraram queridinhas dos fãs, como é o caso dessa versão de “Diga, parte 2”. A união com a CAVE foi peça-chave para esse acontecimento. Tânia Assumpção, sócia e produtora executiva da CAVE, descreve o sentimento deste trabalho: "Esse lançamento é muito especial por diversos motivos. O Studio62 completa 10 anos agora em novembro. É uma criação do Rafael Kent muito relevante para a música, que marcou uma época e toda uma geração. Hoje, após 10 anos, podermos fazer esse relançamento junto com a Fresno, em um momento tão especial para eles como para nós. Isso nos enche de alegria".

“O Infinito foi o primeiro álbum da nossa volta à independência”, comenta Lucas. “Ele marca um período bem definitivo na nossa carreira, um momento em que havia muita descrença na banda no mercado por conta da saída da gravadora”, ele explica. Hoje, em uma fase momento diferente, a Fresno segue seu compromisso com seus ideais próprios e com aqueles que acompanham a banda, agora em parceria com a BMG. “A faixa ‘Diga, parte 2’ pode apresentar esse fonograma para quem nunca o ouviu, trazendo uma nova dimensão do que é a Fresno — e sempre foi — para algum desavisado”, finaliza Lucas. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login