Seja bem vindo
Belém,27/01/2023

  • A +
  • A -
Publicidade

Abílio Dantas lança livro de poemas 'Fogo de Rua" em Belém do Pará

Jornalista Abílio Dantas, de Belém do Pará, anuncia venda online de 'Fogo de Rua', primeiro livro de poemas


Abílio Dantas lança livro de poemas 'Fogo de Rua

Memória e esquecimento são irmãs inseparáveis na história da Amazônia. Na literatura e na música, o grande número de autores e autoras cuja obra não é reeditada e conhecida são sintomas da negação da produção artística da região. Em seu primeiro livro, Fogo de Rua, lançamento da editora Folheando, o jornalista e compositor Abílio Dantas reúne 40 poemas que tratam de manifestações artísticas, personagens da cultura paraense e vivências pessoais de quem entende a boemia como parte da história e do modo de existir de um povo.

"Tudo começou com a vontade de criar um livro de poemas em que as memórias coletivas e individuais conversassem, com destaque para a importância da festa, da música, da poesia e do afeto para a vida", explica o poeta. De acordo com ele, o incômodo de perceber o silêncio sobre a história de artistas como o poeta Bruno de Menezes, o violonista Tó Teixeira e a escritora Lindanor Celina, por exemplo, impulsionou o volume de estreia, após já ter lançado publicações artesanais de poemas e de ter canções gravadas por artistas como Bando Mastodontes, Joelma Kláudia e Banda Na Cuíra.

A escolha por fazer um livro de poemas, no entanto, faz com que o trabalho não seja didático ou jornalístico, com informações historiográficas, objetivas, e sim construído com imagens e ritmos na feitura dos versos, próprios da linguagem poética.




"A poesia que me interessa não é a que tira do chão, inebria, e sim a que aponta para a vida em carne e osso, das andanças pelas ruas, dos jogos de dados, do bilhar, dos amores que surpreendem os amantes, das histórias noturnas, dos casos contados pelas pessoas da capital e do interior do Pará. Tudo com a liberdade de imaginação que só a poesia é capaz de trazer", explica.

Para o poeta e pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Clei Souza, autor do posfácio de Fogo de Rua, o livro traz características incomuns para um primeiro livro de poemas. "Trata-se de um livro com um corpo consistente, o que revela uma maturidade já na estreia por parte de seu autor, e trazendo uma poética original para a poesia contemporânea", escreve.




O livro conta ainda com ilustrações e capa do artista plástico Bruno Rocha, natural de Castanhal, que reside hoje em Portugal. A pré-venda foi iniciada no dia 8 de novembro e segue durante o mês de dezembro, sempre pelo site www.editorafolheando.com.br ou diretamente no link https://www.editorafolheando.com.br/pd-92d9b4-fogo-de-rua.html?ct=&p=1&s=1



Abílio Dantas

Repórter de Política e Economia do Grupo Liberal

Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA)
DRT- 2899/PA




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login