Feirantes e frequentadores celebram 396 anos do Ver-o-Peso com atividades culturais e serviços
O Complexo do Ver-o-Peso, um dos mais importantes ícones da cultura paraense, completou 396 anos de história nesta segunda-feira, 27.

Feirantes, frequentadores e turistas aproveitaram a data para exaltar o amor ao espaço que reúne culinária singular, artesanato, música, hábitos e produtos que só se encontram no Ver-o-Peso, considerada a maior feira livre a céu aberto da América Latina.
A diversidade cultural que só se vê no "veropa", como é carinhosamente chamado pelos belenenses, vem dos próprios trabalhadores e frequentadores da feira. É o caso do seu Manoel Ubiraci Meireles, 91, popularmente conhecido no Ver-o-Peso como Bira, que trabalha com vendas de roupas e camisetas personalizadas com gírias de Belém. Há mais de meio século trabalhando no local, Bira diz ter orgulho de ser o mais antigo permissionário do principal cartão-postal de Belém.
O autônomo Manoel Ubiraci Meireles, de 91 anos, mais conhecido como Bira, atua há mais de meio século no Ver-o-Peso e se orgulha de ser o mais antigo permissionário do principal cartão-postal de Belém: "Que Deus sempre abençoe"
Todos os dias Bira sai às 4h da manhã da sua casa, em Marituba, para seguir de ônibus até o Ver-o-Peso e chegar às 5h. "Já vi muita coisa linda aqui no Ver-o-Peso. O Ver-o-Peso representa todo o povo daqui", declara.
O mais antigo feirante também ressalta que o espaço respira cultura do mundo inteiro. "Eu já conheci muita gente do mundo inteiro e recebi muitas moedas diferentes", diz Bira, ao mostrar com orgulho as moedas estrangeiras e parabenizar o Complexo do Ver-o-Peso e os que fazem o espaço. "Eu desejo que Deus abençoe sempre e olhe sempre por nós aqui e pelas pessoas que vêm pra cá", concluiu.
Ação Cidadã
Para celebrar mais um aniversário do Ver-o-Peso, a Prefeitura de Belém, por meio de várias secretarias municipais, promoveu uma grande programação com apresentações culturais, serviços de orientação jurídica, ações de estética, cadastro para carteira de trabalho digital e vacinação em todo o espaço, com concentração de serviços no Solar da Beira. A vacinação foi um dos serviços mais procurados durante a ação. Feirantes e frequentadores aproveitaram para colocar em dia o cartão vacinal.
Serviços estéticos, como cortes de cabelo masculino e feminino, estavam disponíveis ao público durante a programação
João Trindade da Silva, 61, trabalha desde 1986 no setor das ervas e fez questão de verificar quais vacinas a Prefeitura estava disponibilizando no local.
“É uma ação importante para acontecer aqui no dia do aniversário do Ver-o-Peso, mas também acho importante ocorrer em outras feiras da cidade. A Prefeitura de Belém está de parabéns por organizar essa missão e eu quero aproveitar a movimentação do aniversário para vender mais hoje", declarou João, empolgado.
O erveiro João Alexandre Trindade da Silva parabenizou a Prefeitura pela iniciativa de levar serviços públicos diversos para atender à população no Ver-o-Peso
A dona de casa Célia Silva, 63, que mora às proximidades do Complexo, aproveitou para atualizar a carteira de vacinação. "Eu tomei a bivalente e foi ótimo ficar em dia com a nossa saúde", disse Célia, desejando que "o Ver-o-Peso continue cada vez melhor".
A dona de casa Célia Silva aproveitou a ação da Prefeitura no Ver-o-Peso para colocar o cartão vacinal em dia
Já o estudante de Tailândia, interior do Pará, Ítalo Matheus Martins, 18, estava de passagem pelo Solar da Beira e atualizou a carteira de trabalho digital. "A minha carteira digital de trabalho estava com problema de login. Tentei fazer em outros lugares, inclusive lá em Tailândia, e não consegui. Hoje nem enfrentei fila", comemora.
O estudante Italo Martins, de Tailândia, conseguiu atualizar a carteira de trabalho digital durante da ação no Ver-o-Peso
Participaram da programação o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; o vice-prefeito Edilson Moura; o diretor de Feiras e Mercados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Manoel Luiz Rendeiro, o "Didi do Ver-o-Peso"; e secretários municipais.
COMENTÁRIOS